Empatia: muito além de um sorriso

Destaque | Saúde

Dra. Mayra Cruvinel explica como a Odontologia pode – e deve – oferecer um olhar atencioso e humanizado                                            

 

Você já procurou um profissional de saúde para tratar uma dor e foi surpreendido com um atendimento que buscou entender mais sobre seu estilo de vida, sobre as possíveis causas e o tudo o que pudesse envolver um tratamento que leva em conta suas reais necessidades? Se você já passou pela experiência de ter um atendimento “humanizado”, com certeza se lembra, mesmo porque, infelizmente, este ainda não é padrão visto nos consultórios Brasil a fora.

Na Odontologia, um atendimento humanizado é aquele que trata o paciente com atenção, cuidado e empatia. Este sempre foi o objetivo da Dra. Mayra Cruvinel Azevedo, (CRO 99546), que buscou desde o início de sua carreira, estudar e se capacitar para ter um olhar atento ao paciente como um todo.

“Minha primeira especialização foi em Saúde Pública e Sáude da Família, formação que logo me abriu os olhos para a necessidade de sempre oferecer um tratamento humano, digno e muito respeitoso com o paciente. Foi assim desde o começo de minha carreira e sigo neste propósito incansável a cada um que me procura”, afirma a dentista, que também é especialista em Prótese e Dentística.

A empatia é fator fundamental para criar um relacionamento de confiança com o paciente, que muitas vezes procura um profissional para uma demanda, mas descobre outra.

“As vezes o paciente chega e relata uma sensibilidade nos dentes e diz que convive com a dor há muito tempo. Um olhar atento, uma conversa sobre o estilo de vida e hábitos alimentares acaba revelando questões simples de se resolver e que muitas vezes nem envolve um tratamento clínico. Esta é a importância de se ter empatia com o sofrimento do paciente e buscar ajuda-lo da melhor forma possível”.

O atendimento humanizado envolve tempo e paciência para cultivar um bom relacionamento e para Dra Mayra, esta é a prioridade.

“Fico completamente realizada quando vejo a alegria no olhar de um paciente que chegou ao consultório para tratar uma dor e acabou saindo com muito mais. Transformar sorrisos com certeza passa por um processo de empatia e de respeito ao próximo”, finaliza.