Empresas podem destinar parte do imposto de renda ou do ICMS para iniciativas sociais
Praticamente ninguém discorda que arte e cultura tem o poder de transformar vidas. Embora no Brasil existam diversas iniciativas que visam democratizar o acesso à cultura, muitos projetos ainda são interrompidos pela falta de recursos. Mas o que pouca gente sabe é que empresas de todos os tamanhos podem ter um papel fundamental na promoção de uma sociedade melhor, apoiando estes projetos sem precisar gastar um real a mais para isso.
Muitos projetos de promoção de saúde e transformação por meio da cultura são viabilizados por meio de incentivos fiscais estaduais e federais. Boa parte destes recursos provém de empresas que recolhem ICMS ou parte do imposto de renda e que optam para que os impostos que já pagariam normalmente sejam revertidos para estas iniciativas.
Empresas que apuram o imposto de renda anualmente e fazem apuração com o lucro real podem deduzir até 4% do tributo. Ou então é possível participar por meio do ICMS e, neste caso, o processo é simples. Basta se inscrever no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para patrocinar projetos socioculturais e culturais no Estado.
A inscrição é única e, a partir do mês seguinte, a empresa já está apta ao patrocínio. O governo realiza o cálculo automaticamente todos os meses e disponibiliza o valor para os projetos.
“Independente da forma em que ocorra, o apoio empresarial é fundamental para fortalecer diversos projetos, garantindo sua continuidade e expansão. Hoje a MKM Produtora oferece uma ampla variedade de projetos que contribuem com a melhoria de vida e a transformação de milhares de pessoas por meio destes recursos”, comenta Maria Cecília Figueiredo, diretora da MKM Produtora.
Empresas socialmente responsáveis
Além da melhoria sensível para a sociedade, empresas que investem em projetos sociais passam a ser reconhecidas por clientes e colaboradores como uma organização socialmente responsável e que acredita no seu papel para a construção de uma sociedade melhor.
O Instituto CPFL, por exemplo, é um grande parceiro de diversos projetos, dentre eles o Adoçando com Melodia. Um dos objetivos da organização é justamente proporcionar mais leveza e acolhimento através de iniciativas que apoiam a humanização no ambiente hospitalar.
“Apoiar projetos que promovam a saúde e bem-estar, como projeto Adoçando com Melodia, materializa o compromisso que temos com as pessoas das nossas comunidades e contribui para atuação do Grupo CPFL Energia em prol do ODS 3 – um dos 17 objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
Se sua empresa valoriza o desenvolvimento sociocultural entre em contato com seu contador ou com a MKM Produtora para saber mais como destinar estes recursos. “Acreditamos firmemente que, por meio da música, cultura e arte, podemos levar mais alegria à vida daqueles que enfrentam desafios. E acreditamos que, juntos, podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, finaliza Maria Celília.