Conheça a trajetória de José Maria Miranda Neto, o empreendedor por trás da rede de postos Zema e Café Cruzeiro do Sul
Há 75 anos José Maria, também conhecido carinhosamente como Zema, nascia em Sumaré e com ele uma história repleta de desafios e superação. Sua vida sempre foi recheada de mudanças e viagens. Logo aos 16 anos se mudou para Presidente Prudente para trabalhar com o tio e estudar, mudança que também o levou a conhecer o amor de sua vida, Annette, parceira na vida e na carreira que sempre o acompanhou. Depois disso também tiveram passagens por Campinas, Rio de Janeiro até finalmente chegar a Osvaldo Cruz, onde reside agora. Sua vida é repleta de idas e vindas, mas sempre com o espírito de empreender e administrar.
Casou-se muito jovem, com apenas 21. Foram nesses anos em Presidente Prudente, após seu casamento que sua vida começou a desenrolar “Ali deu início a minha vida”. Ele começou trabalhando no posto da família de Annette. Mas logo se tornou sócio junto com os cunhados e estava desenvolvendo sua experiência profissional. Após aprender muito e obter experiência, conseguiu montar o seu primeiro negócio. Um posto de combustível.
Porém sua vida sempre exigiu muito foco e dedicação. Foi preciso aprender a desapegar de bens materiais, alguns deles com valor sentimental para ele e sua família, mas que tinham um propósito maior.
Naqueles tempos, administrar uma empresa era completamente diferente do que é hoje. A população, principalmente no interior, não tinha acesso a computadores, tudo era feito no papel. Isso já seria difícil o suficiente e que exigiria muito conhecimento e organização. Mas em 1986 o peso da administração ficou ainda maior, após uma tragédia na família que na perda da mãe da Annette, sua sogra.
Enquanto a vida se encarregava de levar uma pessoa muito importante para Annette e Zema, a família se organizava para continuar os negócios familiares e cuidar da fábrica “Café Cruzeiro do Sul”. Nesta época, este passo seria muito importante não só para essa renomada marca de café, mas também para o crescimento de Zema. Logo ele se tornou 100% responsável pela sua gestão.
Na gestão de uma rede de postos e uma fábrica de Café, conciliar tudo ao mesmo tempo, se tornou mais um grande desafio. E com o passar do tempo foi tomada a decisão que precisaria de mais tempo, para cuidar do Café e também cuidar de sua família. Foi preciso se desprender de algumas atividades.
Nos dias de hoje, quem mora em Osvaldo Cruz conhece os dois famosos postos na entrada da cidade, e que levam o nome de “Zema”, uma combinação dos nomes José (Zé) e Maria (Ma). Porém já faz um tempo que ele não trabalha mais sozinho. Hoje ele abriu espaço para seus filhos assumirem a gestão do Café Cruzeiro do Sul e só faz parte de algumas tomadas de decisões “Ainda dou meus pitácos lá”. E o bastão que ele carregou com tanto afinco foi passado para seus três filhos. Sandra, André e Daniel.
Sandra Miranda, que foi dentista por 25 anos, teve que interromper sua atividade de formação. Ao lado do marido, Guilherme Vendramini, realiza a gestão da Rede Zema, além do famoso Bico Doce Café Bar, que é um dos destinos mais conhecidos de Osvaldo Cruz e região.
A fábrica de Café Cruzeiro do Sul, uniram mais ainda André e Daniel. A dupla de irmãos assumiu a administração e tem um grande desafio: competir com as grandes empresas de café que dominam o cenário mercantil. Hoje um diferencial são as máquinas de café expresso disponíveis para locação.
Apesar de tudo José Maria acompanha tudo de perto e está bastante confiante nos passos que seus filhos têm dado.
“Eu fico muito feliz de ver tudo caminhando. Torço muito e trabalho junto para que dê certo. A esperança é essa, não pode faltar!”.