Parceria em Dose Dupla

Capa | Destaque

Conheça o casal Alexandre e Paula Kobayashi, fundadores da Clínica Kobayashi, referência em cirurgia plástica e pós operatório                                  

Alexandre Vieira Kobayashi | Cirurgião Plástico 

Paula Vaccari Kobayashi | Fisioterapeuta Dermatofuncional

Há quem diga que manter um relacionamento conjugal em harmonia é algo complicado, mas há também aqueles que transformam a tarefa em lição de vida, como é o caso de Alexandre Vieira Kobayashi, cirurgião plástico e Paula Vaccari Kobayashi, fisioterapeuta. Casados há doze anos e há três dividindo a mesma clínica e pacientes, na cidade de Tupã.

O casal se conheceu no trabalho e juntos fundaram a Clínica Kobayashi, especializada em cirurgia plástica e pós-operatório.

Trajetória

Nascido na cidade de Tupã e criado em Bastos, Alexandre Vieira Kobayashi ou apenas Kobayashi, como prefere ser chamado, escolheu a medicina de maneira intuitiva. Cursou medicina na Faculdade de Araraquara e ao término da graduação, optou pela especialização em cirurgia geral, realizada em Catanduva. Durante a residência médica de cirurgia geral teve contato próximo com a plástica através da unidade de queimados. A descoberta e o contato frequente despertaram nele a paixão pela área.

Foi aí que decidiu especializar-se em cirurgia plástica e ao mesmo tempo, abrir mão das portas que lhe foram abertas em outras áreas durante a graduação. Na especialização em cirurgia plástica, as leituras e discussões de artigos científicos de revistas americanas, semanalmente foram cruciais para seu embasamento teórico.

Diferente do marido, Paula Vaccari Kobayashi, nasceu em Araraquara e cresceu no município de Matão. É fisioterapeuta e formada também em pedagogia, profissão que exerceu durante pouco tempo, por não se identificar. Criada por pais rígidos, almejou sua independência tanto pessoal como financeira cedo, na cidade de Campinas, época que ela elege como uma das melhores de sua vida.

A fisioterapia entrou em sua vida por uma experiência familiar: o irmão conseguiu dar seus primeiros passos por meio de sessões fisioterapêuticas, o que acabou por despertar nela o desejo de se tornar também fisioterapeuta. “Fisioterapia é toque, é acolhimento. É dar carinho e cuidar com as mãos”, define.

No decorrer do curso, encontrou-se na área cardiorrespiratória, presente nas unidades de terapia intensiva. Cursou a pós graduação em cardiorrespiratória e trabalhou por 5 anos na UTI da Santa Casa de Araraquara.

Base forte

Enquanto cursava a especialização em cirurgia plástica, Kobayashi e Paula se descobriram “grávidos”. Com a filha Giovana a caminho, a rotina dos dois foi mudada e um precisou ser a base do outro. Paula precisou abrir mão da sua profissão para cuidar da casa e do bebê.

Quando a oportunidade de abrir o próprio consultório bateu na porta, os dois descobriram que o mercado de cirurgia plástica parecia estar saturado. Foi aí que veio a ideia de ter um diferencial que seria um atendimento humanizado, moderno e inovador associado a um cuidado especializado com as pacientes no momento do pós-operatório.

 

Divisor de águas

Depois de todo o esforço, o casal alugou um prédio na cidade de Tupã e iniciou o que viria a ser a renomada Clínica Kobayashi, do zero. De itens de decoração aos aparelhos necessários, os gastos foram altos e no início os lucros eram poucos, mas a perseverança não deixou que os dois desistissem. “Eu estava ciente de todo o potencial e conhecimento que eu tinha. Comecei a operar uma e operar outra. A gente também tenta se colocar no lugar do paciente, além de trabalhar do jeito certo com a medicina”, contam.

Paula por sua vez, começou a trabalhar ao lado do marido na clínica, depois de sua especialização em Dermato funcional e Saúde da Mulher. A ideia de estarem juntos também no trabalho, veio depois de observarem que em outras clínicas, pacientes que não tinham acompanhamento pós operatório não se recuperavam com sucesso. “Não é aquele toque frio do pós operatório. É sentir na pele o que a paciente está sentindo”, enfatiza Paula sobre um dos diferenciais do pós operatório realizado por ela.

O cuidado e a empatia com os pacientes, além de desencadear bons resultados cirúrgicos, tornaram-se as principais características da clínica. Com o passar do tempo, os bons frutos começaram a ser colhidos. “Hoje estamos completando 3 anos de consultório. Minha meta era em 5 anos, ter 5 cirurgias por mês. Atualmente temos pelo menos, 3 cirurgias por semana. Então, posso dizer que aquele esforço empenhado já foi recuperado.” Quando perguntado sobre o retorno financeiro da clínica, o médico esclarece: “Encaro isso como uma consequência do nosso trabalho e não como motivo dele”.

O casal explica que quando a paciente entende que não está ali no consultório para comprar um resultado e sim para construí-lo junto de outro ser humano, que busca dar seu melhor para que ela possa ter o melhor resultado, o sucesso no procedimento é atingido. “A gente presta um serviço e não vende um produto. A cirurgia plástica é diferente de ir à uma concessionária e escolher o modelo do carro. Eu preciso estudar e entender aquele caso, para buscar oferecer o melhor resultado para aquela paciente.”

“Nossa grande missão é ajudar as mulheres a resgatar a autoestima delas, principalmente depois de passar pela gestação e ver algumas alterações em seu corpo. Isso acaba interferindo diretamente na forma como ela se vê”, afirma o cirurgião plástico.

Futuro

Apesar de estarem onde estão hoje, tanto na vida pessoal com família estruturada, quanto na profissional regendo uma clínica referência em cirurgia plástica e pós operatório, Paula e Alexandre não pretendem parar. Os dois almejam sempre especializarem-se e acompanhar as mudanças dentro de suas áreas de atuação, mas sem deixar de lado os bens mais preciosos que possuem: a família e o amor de um pelo outro.

Como nem tudo na vida se resume à trabalho, futuramente, o casal pretende morar com a família na Toscana, região situada na Itália, que tem como capital Florença. Quem sabe, depois da aposentadoria ou até antes dela.