A saúde mental também é essencial para uma vida plenamente saudável. Entenda a importância desse cuidado com a neuropsicóloga especialista Sueli Salamoni
Estamos vivendo em um mundo cheio de transformações e isso exige muito de nós seres humanos. Esse turbilhão de informações e estímulos faz com que as pessoas tenham sobrecargas emocionais. Sejam elas relacionadas ao trabalho, medos ou problemas familiares.
Você já viu pessoas que fizeram muitos exames clínicos e não obtiveram resultados mesmo tendo um problema? A psicóloga clínica e especialista em neuropsicologia, Sueli Salamoni (CRP 06/113946), explica que isso acontece porque o sofrimento é algo mal resolvido, oculto na mente. Traumas, emoções reprimidas, pressões do dia a dia e mudanças radicais são situações que a psique pode não conseguir lidar.
A saúde mental é indispensável na vida de um ser humano plenamente saudável, e pode ser influenciada por questões sociais, psicológicas e biológicas. Problemas como o estresse, ansiedade, dependência química e emocional, medo, luto, relações tóxicas e pânico podem levar ao adoecimento mental.
Se não for tratado, o que acontece na mente inevitavelmente se manifestará fisicamente, na forma de doenças, e esses problemas mal resolvidos irão prejudicar o funcionamento do seu corpo e afetar seu cotidiano.
É necessário nos munirmos de alguns recursos para mantermos a saúde mental em meio às sobrecargas do dia a dia. Ter uma rotina, momentos em família, praticar autocuidado, com hábitos saudáveis e, principalmente, buscar um profissional quando necessário, é o que recomenda a especialista.
Para que o nosso corpo esteja bem é necessário que nossa mente também esteja. E você não precisa sofrer sozinho!