Advogada Talita Manrique Andrade fala sobre a sua trajetória e a satisfação em advogar
Todo mundo precisa começar de algum lugar, sem ter muita certeza de onde vai chegar. Para Talita Manrique Andrade, especialista em direito civil e processo civil, a advocacia foi um caminho que exigiu muito esforço e teve vários desafios, todos superados.
Atuando em Osvaldo Cruz e região, já reconhecida pelo seu trabalho, Talita entrou na faculdade de Direito sem muita certeza do que queria fazer da vida. Mesmo ainda muito jovem, não demoraram muitas aulas para ela se apaixonar pelo ofício.
“Uma das coisas que me fizeram escolher a carreira jurídica foi uma palestra que assisti do jurista Miguel Reale. Me apaixonei pela forma como ele falava do mundo jurídico”, lembra a advogada.
Talita chegou a passar pelo Ministério Público, onde aprendeu muito sobre a atuação jurídica. Mas não era suficiente. Talita rumou para São Paulo com o propósito de aprofundar seus conhecimentos e iniciou uma pós-graduação em Direito Processual Civil na PUC.
A área Cível conquistou Talita que, depois de muitas experiências profissionais na capital, voltou para o interior e começou tudo de novo. Agora, era consolidar uma carreira jurídica onde tudo começou. “Me lembro que comecei a fazer diligências. Não tinha clientes e elas me mantinham financeiramente, além de me colocarem em contato com as pessoas”, conta.
Um passo de cada vez, Talita firmou sua atuação e abriu seu próprio escritório, focado na área cível, consumidor e imobiliário. Já em outras áreas do Direito, Talita trabalha com outros escritórios em forma de parceria.
Desde então, já são 15 anos de carreira jurídica e muita história para contar, mas muitas coisas ainda para acontecer. Entre elas, Talita nutre o desejo de lecionar na faculdade de Direito.
Apesar do caminho difícil, Talita afirma que a força da família foi essencial. “Meus familiares me ajudaram muito. Meu pai foi uma das pessoas mais importantes, dizia que eu havia nascido para isso e não devia desistir”, recorda.
Para finalizar, a advogada manda um recado para quem quer seguir na profissão. “Fé, foco e muita determinação. Qualquer carreira escolhida irá requerer muito estudo e dedicação, além de saber lidar com os problemas que existirão no caminho com muita maturidade”, finaliza.